
ARTES
Escultura | Pintura | Jardins Mágicos | Performances | Histórias Contadas | Fotos | Obras 2020-2021 | JM 2023|
Como artista desenvolvi variadas avenidas de expressão - no contexto de uma imaginação muito forte - que aqui tentei “compartimentar” de forma a serem mais claros os meios utilizados.
O que une toda esta arte é a minha maneira poética de ver as coisas. Ela pode ser mística ou irónica, experimental ou provocadora, ingénua ou erudita, mas tem sempre essa impulsão de sinceridade primordial e de inocência por vezes infantil, de descoberta poética, de transparência e honestidade, que lhe dá uma coerência e uma “assinatura” que ligam visivelmente todas estas manifestações.
JM

LUÍSA SOARES DE OLIVEIRA
Crítica de arte no jornal Público
Desde que conheço a obra de João Teixeira da Motta que me sinto impressionada pela sua capacidade de criar outros mundos, diferentes daquele que a nossa experiência quotidiana nos transmite. Recordo, há muitos anos, os seus Jardins Mágicos, cenários fantásticos realizados com objectos de muito diversa proveniência que apelavam de imediato à nossa capacidade de inventar, de ficcionar, de atribuir significado e, porque não dizê-lo, de ir buscar essa criança que todos guardamos algures dentro de nós e dar-lhe a possibilidade de brincar a um "faz-de-conta" que estava e está ainda hoje totalmente dentro do espírito do tempo.
Mais tarde, uma série de retratos mostrava o artista assumindo diferentes personae, que foram colocados lado a lado com grandes nomes da fotografia contemporânea portuguesa numa exposição internacional em Madrid. Depois disto, João Teixeira da Motta, que tem seguido um percurso pontualmente alheado dos holofotes mediáticos, ressurgiu agora com nova série de objectos e alguma pinturas, onde continuam evidentes os processos de trabalho que assumiu como seus e que permanecem como base de toda a sua obra.
Obras 2015-2019
O Catálogo Desdobrável da grande exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, de 27 de Abril a 27 de Maio de 2017, intitulada A REALIDADE DA FICÇÃO, com vários textos, do artista escritor, dos críticos de arte Luísa Soares de Oliveira e Bernardo Pinto de Almeida, e com as fotos das principais obras expostas.
Uns pequenos vídeos, com a sua introdução, que abrangem todas as obras de 2015-2017 do artista, uma espécie de galeria virtual em vídeo, ordenada por salas, que, em geral, correspondem aos materiais em que as peças são feitas.
