
OBRAS 2020-2021

Exposição A Crise Planetária
“Para entrar na exposição clique aqui”
decorreu 5 a 20 de Novembro 2021 no
Salão Anual da Sociedade Nacional de Belas Artes
A Crise Planetária
​
Neste filme o artista e ex-diplomata João Motta, mostra, através das suas obras tridimensionais, o que sentiu e observou durante o ano de 2020, sobre a relação da Humanidade com o Vírus. Este aparece primeiro como Esfinge, passando a Monstro, acabando por se revelar a Encenação cósmica da actual crise planetária. Nesta última peça, falam personagens como o Vírus, o Xamane, a Alma do Mundo, o Ego colectivo, um E.T. e o Deus Shiva.
​
Realizador: Eduardo de Sousa
Na Folha de Sala da exposição:
João Pinharanda, Historiador de Arte e Comissário escreve:
"Numa consulta demasiado rápida e sem que tivéssemos trabalhado juntos esta nova fase, confirmo que o João continua a ver o mundo a partir de dentro de si e que as ficções que monta (recuperando tudo o que o mundo natural e artificial lhe dá para criar as personagens e os cenários dos seus teatros) se destinam a dar pistas mínimas de orientação a quem não é iniciado ou não tem acesso fácil ao motor da máquina do mundo ou não considera que exista um sentido interior para as coisas. O Vírus é mais um pretexto para o João continuar esse diálogo com os outros e consigo, para criar mais e mais universos paralelos – afinal os seus jardins são, como todos, jardins de caminhos que infinitamente se bifurcam."
​
​
João Motta apresenta o artista e a sua obra:
​
..." Esta instalação aqui apresentada na SNBA inclui um “tríptico” (três peças tridimensionais, ou assemblages, feitas sucessivamente em 2020) e um filme sobre elas, de 3,49 minutos, intitulado “A crise planetária”. Nelas procurei expressar o que senti ao longo desse ano e o que observei no mundo exterior. Esse processo culminou na peça “A Encenação”, feita à base de marionetes e de máscaras miniatura. Uma encenação cósmica que é o contexto da actual crise planetária, uma crise de identidade."...
-- Leia a apresentação completa em - Porque sou? Porque faço?
I - O Tríptico
II - Obras Devocionais
III - Peças Irónicas
IV - Peças soltas
V - A Identidade
VI - A Ilusão universal
VII - Peças de madeira
VIII - Histórias animadas